REDE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM | PT

recursos

pesquisa

Pretendemos com esta partilha de recursos que a mesma sirva de base para a descoberta, para a exploração, para o conhecimento, e nunca como "regra" ou "manual". A criação de uma nova construção social de aprendizagem parte de cada um de nós, em comunidade.

Deixamos alguns vídeos, sugestões de livros, artigos, e documentos variados para que, em conjunto, em equipa, possamos dar passos largos no desenvolvimento dos nossos objetivos.

 

Vídeos | São inúmeros os exemplos de que, não só é possível, como se atingem resultados "acima da média" ao trabalhar com os critérios das Comunidades de Aprendizagem. Inspiradores os vídeos que aqui deixamos.  

Projeto Âncora (Brasil) | 51.31mins

No ano de 2012, o Projeto Âncora inaugurou uma escola de ensino fundamental (1º ao 9º ano) com uma inovadora filosofia educacional, inspirada na Escola da Ponte de Portugal, implantando um modelo organizacional de gestão democrática e uma reorganização das estruturas educativas tradicionais. A Escola Projeto Âncora, particular e gratuita, passou a somar-se ao trabalho já executado, possibilitando assim o atendimento integral de cerca de 180 crianças e jovens no ensino escolar e proporcionando diversas atividades complementares. Em 2017, a Instituição passou a oferecer também ensino médio (10º ao 12º) e foi mapeada pelo MEC como uma das 178 instituições legais, inovadoras e criativas do Brasil.

Aula, facto ou mito | José Pacheco | TEDxPassoFundo (Brasil) | 16.48mins

2015, TED talk com José Pacheco, mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal). Fundador da Escola da Ponte, em Portugal, referência mundial em inovação. Coordenou o projeto "Fazer a Ponte", de 1976 a 2004, projeto galardoado com o 1º Prêmio do “Concurso Experiências Inovadoras no Ensino", promovido pelo Ministério da Educação.

Canal YouTube Rede Comunidades de Aprendizagem
Explore o nosso canal do YouTube onde tem uma lista mais extensa de vídeos. (LINK)

 

Livros | A magia de um livro que nos transporta para outro lugar é ímpar. Obras e autores que sugerimos uma atenta análise. Alguns é possível o download em pdf.

José Pacheco e Maria de Fátima Pacheco

Qual é o segredo das escolas que fazem a diferença? Aquelas que conseguem avançar substancialmente na aprendizagem efetiva, no desenvolvimento humano pleno e na alegria crítica dos seus alunos? Talvez este livro ajude a construir a resposta ou respostas a esta pergunta. Aqui se fala de avaliação: a Escola da Ponte partilha o modo como se processa a avaliação e como a aprendizagem acontece.

Rubem Alves

"Escola da Ponte: um único espaço partilhado por todos, sem separação por turmas, sem campainhas anunciado o fim de uma disciplina e o início de outra. A lição social: todos partilhamos de um mesmo mundo. Pequenos e grandes são companheiros numa mesma aventura. Todos se ajudam. Não há competição. Há cooperação. Ao ritmo da vida: os saberes da vida não seguem programas.

José Pacheco

“Aprender em Comunidade traz uma proposta estimulante e inovadora. Escrito em forma de cartas endereçadas a educadores e brasileiros ilustres já mortos, o livro tem um duplo mérito em seu formato original: remete o leitor ao ideário buscado continuamente pelo educador, (...)"

Ramón Flecha & Rosa Larena

(sem informação)

José Pacheco

Depois de já ter revolucionado os moldes tradicionais de ensino na Escola da Ponte, o professor português José Pacheco, hoje um estudioso da realidade brasileira, resolveu lançar um dicionário de valores em educação que reúnem conceitos que, segundo ele, precisam ser considerados nos processos de aprendizagem.

José Pacheco

Se a modernidade tende a remeter-nos para uma ética individualista, nunca será demais falar de diálogo e participação, enquanto condições de aprendizagem. Os projetos humanos contemporâneos não se coadunam com as práticas escolares que ainda temos, carecem de um novo sistema ético e de uma matriz axiológica clara, baseada no saber cuidar e conviver.

 

Artigos | Relacionados com Educação, não necessariamente sobre Comunidades de Aprendizagem, mas que têm importância pelo seu conteúdo.

ANTÓNIO QUARESMA COELHO: «REFUNDAR A EDUCAÇÃO, RECRIAR A ESCOLA PÚBLICA.»

Se tudo muda à nossa volta, porque motivo a escola pública continua assente em bases conceptuais com mais de duzentos anos de idade? Não será essa uma realidade muito irracional? Convenhamos que sim.  (...)  

JOSÉ PACHECO: «PROCUREM NAS ESCOLAS PROFESSORES QUE AINDA NÃO TENHAM MORRIDO»

José Pacheco, professor, pedagogo, defende uma escola sem turmas, sem ciclos, sem testes, sem chumbos, sem campainhas. Aos críticos, pede alternativas e conta histórias de sucesso.  (...)  

O PROJETO ÂNCORA INOVA COM GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO AO SERVIÇO DA CIDADANIA

Em Cotia, na Grande São Paulo, existe uma escola diferente. Lá, 160 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que vivem em comunidades do entorno decidem não apenas o que vão estudar, mas os próprios rumos da instituição. (...)  

A ESCOLA QUE NUNCA DESISTE DOS SEUS ALUNOS DEU UM LIVRO

A Escola da Ponte, à qual muitos chamam a escola mais democrática do país, fez 40 anos. O romancista e ex-jornalista Paulo M. Morais foi espreitar o que por lá se faz de tão extraordinário e a experiência deu um livro: «Voltemos à Escola», da Contraponto. (...)  

EM SETEMBRO NASCE UMA NOVA FORMA DE APRENDIZAGEM NA EBI DE CAPELAS

Imagine uma escola sem turmas, sem aulas por disciplina e com uma organização escolar diferente. Em São Miguel já é possível. Em Setembro próximo nascerá na Escola Básica e Integrada de Capelas “um projecto de inovação pedagógica” denominado Novas Rotas. (...)  

OCDE DEFENDE FIM DE EXAMES COMO MEIO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Portugal "vai ter que alinhar" o seu sistema de exames com o novo modelo de flexibilização e perfil do aluno, defendeu, esta sexta-feira, o diretor para a Educação da OCDE, numa conferência em Lisboa dedicada à autonomia e flexibilização curricular. (...)  

 

Documentos | Acesso condicionado. Mais informação através do email geral da Rede Comunidades de Aprendizagem.

 

Conhecimento | Autores cujas suas obras e trabalho se destacam. Filósofos, educadores, pedagogos, biólogos, professores, historiadores (...) que importa conhecer para entender a origem da educação como a conhecemos e tudo aquilo que pode e deve ser.

 

O contexto histórico, a sociedade, os costumes, e muitas outras razões influenciaram o percurso destas notáveis personalidades, que contribuem decisivamente para a evolução do nosso modelo escolar e desconstrução do mesmo.

Sugerimos uma atenta pesquisa, para que possa selecionar, comparar, analisar, avaliar, sintetizar e comunicar a informação adquirida, transformando-a em conhecimento e ação, desenvolvendo competências, objetivo maior da Rede Comunidades de Aprendizagem.

São muitas as contribuições:
Psicologia da Educação: Lauro, Vigotsky, Bruner, ...
Filosofia da Educação: Agostinho, Rubem, ...
História da Educação: Nóvoa, ...
Sociologia da Educação: Florestan, Bourdieu, Giroux, Demo
Teoria Curricular: Stenhouse, ...
Epistemologia: Freire, Morin, Maturana, ...
Tecnologias de Informação e Comunicação: Castells, Papert, ...
Pedagogia: Dewey, Anísio, Nilde, Montessori, Steiner, Freinet, ...
Neurociências: Damásio, ...
Psiquiatria: Nise da Silveira, ...
...

(organizados por ordem alfabética)

Adolphe Ferrière

António Nóvoa

Ivan Illich

Johann H. Pestalozzi

Lawrence Stenhouse

Maria Nilde Mascellani

Rubem Alves

Agostinho da Silva

Carl Rogers

Jan Amos Comenius

John Dewey

Lev Vigotsky

Nise da Silveira

Rudolf Steiner

Alex Sutherland Neill

Célestin Freinet

Jan-Ovide Decroly

José Pacheco

Loris Malaguzzi

Paulo Freire

Seymour Papert

Anísio Teixeira

Edgar Morin

Jean Piaget

Jürgen Habermas

Manuel Castells

Pedro Demo

Sérgio Niza

António Damásio

Humberto Maturana

Jerome Bruner

Lauro Oliveira Lima

Maria Montessori

Ramón Flecha